"Unidos para transformar vidas!"

quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

A importância de expor os trabalhos dos(as) estudantes

"Durante todo o ano, os alunos produzem muito conhecimento: escrevem bons textos nas aulas de Língua Portuguesa, elaboram maquetes em Geografia e Ciências e criam belos desenhos e esculturas nas oficinas de Arte. Talvez você, diretor, saiba disso, assim como os professores que orientam e supervisionam os projetos. Mas será que toda a equipe docente, os funcionários e os colegas de outras turmas estão por dentro do que a escola tem feito? Provavelmente não se essa produção fica em pastas ou restrita às quatro paredes da sala de aula. Uma maneira de todos se inteirarem das atividades realizadas é explorar as áreas coletivas, utilizando recursos gráficos e audiovisuais para incentivar a troca de experiências entre as classes.
Com essa atitude, o trabalho dos alunos será valorizado, o que é importante para a construção da identidade de cada um. Quanto mais jovem a criança, mais sensorial é a relação entre ela e os espaços escolares. No entanto, independentemente da idade, ela deve se sentir integrada ao ambiente que frequenta e ter o direito de ter participação nas intervenções que nele serão feitas. Afinal, a socialização dos conhecimentos adquiridos faz parte do processo de aprendizagem. "O reconhecimento da comunidade é um estímulo para que o aluno se empenhe em produzir o seu melhor", afirma Maria Paula Zurawski, professora do Instituto de Educação Superior Vera Cruz (Isevec), em São Paulo. Portanto, em vez de decorar a escola com personagens de desenhos animados, que tal colocar em evidência a "prata da casa"? "
Em nosso blog e facebook criamos o espaço "Pelos Corredores"  como marcador no blog e "Pelos Corredores da Santo Antônio ..." nas postagens, onde temos procurado divulgar o trabalho dos(as) estudantes expostos nos corredores e murais da escola.
Em 2018 pretendemos dar seguimento à divulgação dos trabalhos seguindo o mesmo marcador e título das postagens. 
Como bem ressalta o texto acima, os(as) estudantes produzem muito conhecimento e a valorização do trabalho realizado também passa pela socialização de suas produções com as demais turmas, funcionários, professores e comunidade escolar como um todo.

Nenhum comentário: